Educa O Corporativo
Autoria: Carolina Aparecida de Freitas Dias, Liliana Vasconcellos Guedes
Resumo
O processo de avaliação de resultados em educação corporativa é um tema ainda pouco estudado, pois os modelos de avaliação criados têm como objetivo analisar as ações de treinamento. Assim, empregou-se a abordagem qualitativa, por meio do método de estudo de caso e da técnica de análise de conteúdo para tratamento dos dados. Os resultados mostraram como uma organização do setor financeiro realiza esse processo, identificando fatores contextuais que podem interferir nele, tais como a criação de uma cultura de avaliação. As principais limitações decorrem do método e técnicas adotadas e como estudos futuros sugerese a replicação dessa pesquisa.
1
1. Introdução
A formação das pessoas dentro das organizações é um tema que está presente desde a criação das primeiras fábricas com o advento da Revolução Industrial. Neste período o objetivo era preparar os indivíduos para realizarem suas tarefas. Com a evolução das organizações e de seu ambiente, as ações educacionais sofreram mudanças. Assim, com o surgimento da escola das relações humanas, houve a preocupação em desenvolver o funcionário, o que se caracterizou primeiramente como preparação para cargos futuros e depois passou a abarcar o aperfeiçoamento profissional e pessoal do indivíduo. Atualmente, as iniciativas educacionais tem se pautado pela criação de Sistemas de Educação Corporativa
(SEC) que buscam alinhar o desenvolvimento das pessoas à estratégia da organização.
As Universidades Corporativas (UC) ou SECs surgem como uma evolução do tradicional Treinamento e Desenvolvimento (T&D), fornecendo caráter estratégico à capacitação de pessoas e se tornando um dos pilares do sucesso organizacional (Eboli, 2010).
A atuação estratégica é uma das principais características da Educação Corporativa
(EC) (Meister, 1999; Vergara, 2000; Alperstedt, 2001; Eboli, 2004;