Educa O Como Pr Tica Da Liberdade 2
Neste livro o autor expõe o método de alfabetização de adultos de maneira minuciosa(específica).Na introdução do livro destaca-se as experiências do método na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1962, onde 300 trabalhadores rurais foram alfabetizados em 45 dias.
A partir do ano seguinte, desenvolveram-se cursos de capacitação de coordenadores em várias capitais dos Estados. No início de 1964, estava prevista a instalação de 20.000 círculos de cultura para dois milhões de analfabetos. Paulo Freire enfatizava (destacava), o estado de consciência no âmbito pedagógico não político, mas ele admite que a conscientização pode levar ao interesse político. Então devido a grande eficiência da educação popular, as elites protestaram e o golpe de 1964 sufocou o método. E com esse Golpe , Paulo Freire foi interrompido tudo que já havia conquistado. Então Pulo Freire ficou detido por 70 dias e depois exilado.Durante o tempo que ficou exilado , Freire participou de diversos projetos desenvolvendo os métodos de alfabetização de adultos e escreveu algumas obras , como esse Educação como Prática da Liberdade, que está organizado em 4 capítulos:
A Sociedade Brasileira em Transição Paulo Freire entende que integração não é acomodação, ela resulta da capacidade de ajustar-se à realidade acrescida da possibilidade de transformá-la. O homem integrado é um homem Sujeito. O homem simples esmagado, diminuído e acomodado, dirigido pelo poder dos mitos que forças sociais poderosas criam para ele. O Brasil vivia nessa época uma fase de trânsito, e a educação na fase de trânsito se fazia uma tarefa muito importante porque através de uma educação de diálogo e ativa, voltada para a responsabilidade social e política chegariam a transitividade crítica que se caracteriza pela profundidade na interpretação dos problemas.
Sociedade