Educ infantil inclusiva
Tipo de Público Atendido CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
EDUCADORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
PAIS DE CRIANÇAS COM E SEM DEFICIÊNCIA
Período do Projeto: Fevereiro de 2012 a junho de 2012
Data de Elaboração 18 de Janeiro de 2012
Justificativa
A infância é a etapa do desenvolvimento humano decisiva na vida do sujeito. É onde se constrói a base para o desenvolvimento da afetividade, personalidade e inteligência. Teóricos como Vygotsky, Piaget e Freud apontam para a importância da estimulação das crianças, através de uma interação social que lhes transmita aceitação e segurança.
Partindo, então, dos pressupostos da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, podemos sugerir que, no caso das crianças com deficiência, é ainda mais fundamental a estimulação já nos primeiros anos de vida, buscando o desenvolvimento das suas potencialidades e um enfrentamento positivo com as limitações provocadas pela deficiência. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, educação infantil é a primeira etapa da educação básica, que visa ao desenvolvimento da criança, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Acredita-se que a construção da educação inclusiva deve ter suas bases na educação infantil, buscando-se a valorização das diferenças humanas e preparando as crianças para o reconhecimento e respeito às limitações de cada pessoa, bem como para a convivência em uma sociedade totalmente marcada pela diversidade. É importante ressaltar que a garantia do acesso de crianças com deficiência à escola, ainda na educação infantil, representa importante pilar no sentido de facilitar o processo de inclusão dos alunos com deficiência nos níveis posteriores da educação.
Objetivo Geral
O presente projeto tem por objetivo as ações propostas buscando envolver as crianças matriculadas, seus pais, direção, coordenação pedagógica, professores e demais funcionários da escola. Propõe -se, como