Eduardo
Ao iniciar o percurso: 1. Ajustar o banco e colocar o cinto de segurança; 2. Ajustar os espelhos retrovisores; Durante o percurso: 3. Não dar partida no motor com o carro engrenado; 4. Pisar levemente no acelerador para dar partida no veículo; 5. Engatar primeira marcha antes de iniciar a saída; 6. Não sair com o freio de mão puxado; 7. Não pisar na embreagem antes de pisar no freio; 8. Não esquecer de dar as setas em conversões ou balizas; 9.Não apoiar o pé na embreagem com o veículo em movimento.
Ao finalizar o percurso: 10. Dar setas ao parar o veículo; 11. Ao parar o carro, colocar a marcha em ponto morto e depois puxar o freio de mão antes de desligar o motor.
No Exame de Direção Veicular, o candidato deverá estar acompanhado, durante toda a prova, por no mínimo, dois membros da comissão, sendo pelo menos um deles habilitado na categoria igual ou superior à pretendida pelo candidato.
1/5
Dicas Exame de Carro
O Exame de Direção Veicular, para veículo de quatro ou mais rodas, é composto de duas etapas:
I - estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis;
II - conduzir o veículo em via pública, urbana ou rural.
A delimitação da vaga balizada para o Exame Prático de Direção Veicular, em veículo de quatro ou mais rodas, deverá atender as seguintes especificações, por tipo de veículo utilizado: 1. Comprimento total do veículo, acrescido de mais 40 (quarenta por cento) %; 2. Largura total do veículo, acrescida de mais 40 (quarenta por cento) %.
O tempo máximo permitido para colocação de veículos em espaço delimitado por balizas, para as três tentativas, será: 1. para categoria "B": de (dois a cinco minutos); 2. para categoria "C" e "D": de (três a seis minutos); 3. para categoria "E": de (seis a nove minutos).
O candidato será avaliado, no Exame de Direção Veicular, em função da pontuação negativa por faltas cometidas durante todas as etapas do exame, atribuindo-se a seguinte pontuação: