Homeopatia no sus
5º Semestre - Farmácia
Homeopatia – Profa. Selma
Homeopatia no SUS
Representações dos usuários sobre o tratamento homeopático
Grupo 2:
Aline
Ana Cláudia Peçanha
Hannah
Mayce Maranho
Rogéria
R.A:
R.AR.A:
R.A: R.A:
Introdução:
Com a criação do SUS e a descentralização da gestão ocorreu a ampliação da oferta de atendimento homeopático. Esse avanço pode ser observado no número de consultas em homeopatia que, desde sua inserção como procedimento vem apresentando crescimento anual em torno de 10%.
Noano de 2003o sistema de informação do SUS e os dados do diagnóstico realizado pelo Ministério da
Saúde em 2004 revelamque a homeopatia está presente na rede publica de saúde em 20 unidades da federação, 16 capitais, 158municípios, contando com registro de 457 profissionais médicos homeopatas.
Otratam deHom ento eopatiaemórgãospúblicoséprevisto emlei(PNPIC,2006),porémaindanãoéaplicadodemaneira devida.
Embora venha ocorrendo aumento da oferta de serviços homeopatas, a assistência farmacêutica em homeopatia não acompanha essa tendência.
Conforme levantamento realizado no ano de 2000, apenas 30%dos serviços de homeopatia da rede SUS forneciam medicamento homeopático.
Artigo:
Homeopatia no SUS: Representações dos usuários sobre o tratamento homeopático. Autores: Dalvade Andrade Monteiro
Jorge Alberto Bernstein Iriart
Nas duas últimas décadas os homeopatas vêm ampliando campos de atuação que lhes tem garantido maior aceitação e credibilidade entre os usuários e nas instituições normativas e prestadoras de serviço de saúde. Reconhecida desde 1980 entre as especialidades médicas regulamentadas pelo CRM, a homeopatia tem sido praticada, principalmente em consultórios particulares e nos ambulatórios dos cursos de formação, ou por disponibilidade de médicos que fazem atendimentos gratuitos a populaçãode baixarenda.
Objetivodo Estudo:
Este estudo teve por objetivo