edu fisica
Pega-pega: Esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa ter que fazer o mesmo
Pipa: Também conhecida como papagaio, pandorga, raia, é geralmente uma brincadeira para meninos, e são feitas de papel de seda colorido e varetas de madeira. Em dia de vento as pipas são soltas pelos meninos, através do fio que as prende a um carretel o menino pode manuseá-la nos céus. Entretanto é bom lembrar que as pipas não vem ser soltas perto da rede elétrica já que a mesma pode encostar num fio do poste e causar um choque violento. O bom é soltar a pipa na praia, ou no campo.
CONCLUSÃO
A pesquisa contribuiu para o processo de socialização das crianças e jovens através de brincadeiras que trabalham o lúdico, servindo como instrumento de educação moral e afetiva, a fim de alcançar os seguintes objetivos:
- Oferecer educação moral e princípios de cidadania para as crianças, construindo regras coletivas que permitam a colaboração, o compartilhamento e a conscientização da necessidade de contribuir para um ambiente social sustentável.
- Oferecer para as crianças educação afetiva e reflexões sobre as emoções por intermédio de jogos e dramatizações, contribuindo assim, para a identificação de seus sentimentos e que possam encontrar estratégias legítimas de manifestá-los.
- Resgatar brincadeiras tradicionais enquanto patrimônio imaterial da humanidade, representante da história e da cultura de vários povos do planeta.
Portanto, ficou claro o quanto as brincadeiras refletem o meio sociocultural em que as