Edson
- A Empresa Industrial: Funções e Classificação - Organização Administrativa da Indústria
EMPRESA INDUSTRIAL
Iniciaremos afirmando que empresa é toda atividade econômica, com fim lucrativo. Muitos têm procurado traduzir o termo italiano “azienda” pela mesma palavra empresa, mas o termo italiano é muito mais amplo, abrangendo também as entidades sem fins lucrativos. O que caracteriza a empresa é justamente a finalidade de lucro.
Assim, toda entidade que se constitui, sob qualquer forma jurídica, para explorar uma atividade econômica, seja ela mercantil, industrial, agrícola ou de serviços, é uma empresa.
Empresa industrial, é portanto, aquela que se constitui com a finalidade de exercer atividade industrial, com objetivo de lucro.
A atividade industrial caracteriza-se pela transformação de matérias-primas (materiais) em produtos. Os autores de uma maneira geral consideram as indústrias sob diversas acepções.
Podemos assim, considera-la como: 1. Na acepção ampla, indústria é toda e qualquer atividade ou trabalho humano, como, por exemplo, indústria agrícola, industria mercantil, indústria dos transportes, industria de locação de serviços profissionais etc... è, portanto, uma acepção muito vasta, compreendendo todo trabalho, quer material quer intelectual. 2. Na acepção média, a palavra indústria significa trabalho material que exige o emprego de força corpórea. Relativamente à primeira, houve neste sentido uma restrição, porque nesta não entra o trabalho intelectual. 3. Na acepção estrita ou técnica, rigorosa, indústria é o conjunto de atos de transformações exercidas sobre a matéria-prima, com o fim de adapta-la à satisfação das necessidades humanas.
Para o nosso estudo só interessa a acepção estrita, que considera a indústria como atividade transformadora, pois trataremos da organização e dos princípios contábeis apenas nas empresas