Edivone
TRABALHO FINAL
MÓDULO PTE
ALTA FLORESTA D'OESTE – RO
2011/08
TÍTULO:
Fiscalizar para Combater a Corrupção
SUJEITO:
Instituições escolares (professores, pais, funcionários e demais pessoas da comunidade).
PROBLEMA: Os problemas existentes na escola e comunidade escolar no geral, na sua maioria devem-se ao desvio de recursos de custeio e de capital. Os recursos são mal administrados e como em toda e qualquer instituição pública não há fiscalização nem cobrança por parte de órgãos superiores executores. Em nosso município vivenciamos a falta de fiscalização por parte dos órgãos executores a fim de averiguar se os recursos advindos do programa PDDE estão sendo aplicados corretamente. A comunidade escolar é passiva e desconhece o montante dos recursos e para que seja destinado. Como em qualquer órgão, escola, associação, agremiações, geralmente os representantes não socializam com seus membros como, quando e com quanto à instituição é beneficiada com os recursos do PDDE, e outros.
OBJETIVO GERAL:
• Dar oportunidade a comunidade em conhecer e participar como funcionam os recursos que a escola recebe e como está sendo investidos os mesmos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Promover encontros nas instituições escolares para assegurar o bom funcionamento.
• Verificar regularmente se ocorrem irregularidades quanto aos investimentos efetuados do dinheiro recebido pelo programa PDDE.
• Reconhecer que o processo de execução do PDDE é feito em regime de parcerias;
• Conscientizar as instituições escolares da importância em aplicar os recursos de forma clara com transparência.
ESTRATÉGIAS: Diversas são as maneiras de iniciar a luta contra os corruptos dentro das escolas e primeiramente tornam-se necessários a confirmação da existência de fraudes e a obtenção de provas. Somente depois de iniciadas as investigações é que se pode mover processo visando a