Editorial
O editoral é um texto de opinião que adota o ponto de vista da globalidade.
Apresenta uma visão crítica sobre os acontecimentos sociais, políticos ou económicos da atualidade. É por isso um importânte meio de intervenção da formação da opinião pública.
Pode ser assinado, ou não. Se o for é o autor que assume a responsabilidade da publicação. Caso contrário a responsabilidade e´assumida pela direção da publicação.
O nome explica-se pois o texto apresenta o modo de pensar dos editores.
FUNÇÕES ESSENCIAIS
- explicar os factos (apresentando os antecedentes e as suas relações)
- predizer o futuro
- formular juízos de valor
3 TIPOS DE EDITORIAL - Polémico: assume uma posição polémica apresentando ideias contrárias com o objetivo de convencer os leitores utilizando a argumentação. - Interpretativo: utiliza dados cientificos e promenoriza o tema para ajudar a compreenção ou a formulação de um juízo. - Objetivo e analítico (interpretativo): expõe os dados e os factos de forma objetiva favorizando explicação à sentença e formula uma opinião sobre o tema.
CARACTERÍSTICAS - clareza, concisão, brevidade - deíticos temporais e espaciais (palavras ou expressões sem valor referencial próprio que remetem para a situação em que é produzido o texto). - presente, pretérito perfeito e futuro do indicativo predominante - frases do tipo declarativo - conectores com valor argumentativo - verbos modais (tais como dever, ser preciso, querer) - pronomes pessoais
ESTRUTURA 1º Apresentação do problema/ideia a discutir 2º Apoiar a posição do autor (consequências/ exemplos/ argumentos) 3ºApresentação de uma solução e da opinião dos relatores
1) Mostra que este texto é um discurso de opinião.
Podemos afirmar que se trata de um discurso de opinião pois o autor critica e recorre à ironia e ao sarcasmo.
2) O texto relata acontecimentos da atualidade? Justifica.
Este texto foi escrito a 7 de janeiro de 2010 e relata acontecimentos