Edinelma
CONHECENDO A IDENTIDADE DOS SUJEITOS SURDOS. (ELIAS SOU ZA DOS SANTOS)
SURDEZ: DEFICIÊNCIA? INCAPACIDADE? DESFAZENDO OS “NÓS” E TRILHANDO CAMINHOS NA DIREÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
(Edinalma Rosa Oliveira Bastos)
Os textos trazem a importância de entender as identidades dos sujeitos surdos, tendo em vista o conhecimento no campo educacional, social e cultural que nos leva a refletir sobre o universo dos surdos e o conceito que melhor define a palavra surdez.
Para os autores, ao longo dos anos, os surdos foram estereotipados e estigmatizados, eram tratados como indivíduos inválidos ou inativos na sociedade a qual fazem parte, devido a sua deficiência. Edinalma Rosa afirma que as pessoas com surdez possuem apenas um déficit biológico que não acarreta prejuízos intelectuais.
A inclusão dos sujeitos surdos é uma questão que envolve a cultura e as identidades surdas ( híbridas, surda flutuante, surda de transição e surda incompleta). É importante para a escola apropriar-se desses conhecimentos, pois a criança com surdez deve ter as mesmas oportunidades de convivência com seus pares surdos e com os colegas ouvintes em uma escola que se caracterize como inclusiva, ou seja, que tenha propostas coerentes com os princípios de atenção e diversidade. Nesta contextualização, Carvalho (2004, p.16) esclarece a proposta de educação inclusiva:
[...]vai muito além da inserção, nas turmas do ensino regular, de pessoas com deficiências por causas e manifestações diversas, além de superdotadas, se não for implementada com a referida cautela, corre o risco de comprometer-se mais uma vez, a trajetória desses seres humanos, aprisionando-os numa rede de significados que tentam mascarar ou negar suas diferenças, numa construção discursiva sobre a igualdade.
Assim, mudanças são necessárias na estrutura, no funcionamento, no trabalho educacional, administrativos e atitudinais nas escolas voltadas para