Artigo
Edinelma Pantoja*
Hiraceli Farias Ferreira** Jaqueline Evangelista***
Ângela Brito Ferreira****
RESUMO: Este artigo que vem através de uma revisão bibliográfica esclarecer algo mais sobre a aquisição da linguagem, baseados na teoria inatista do lingüista Noam Chomsky, envolvendo outros pertencentes determinados ao assunto como: gramática universal e gerativismo.
PALAVRAS-CHAVES: Inatismo, ser humano, desenvolvimento da linguagem.
ABSTRACT: This article comes through a literature review to clarify something more about language acquisition, based on the theory of innate linguist Noam Chomsky, involving some others belonging to the subject as universal and generative grammar.
KEY WORDS: Innateness, human, language development.
1. INTRODUÇÃO A criatividade é a principal característica na produção e no desenvolvimento da linguagem humana. O ser humano já nasce programado para desenvolver uma linguagem não especificada. Sendo um fator importante a capacidade de e gerar a comunicação, pois o processo de aquisição de linguagem da criança não necessita exatamente de estímulos para que haja um devido desenvolvimento da mesma. Tais propriedades já devem ser conhecidas da criança antes de seu contato com qualquer língua natural, e devem ser acionadas durante processo de aquisição de linguagem.
O presente estudo torna-se relevante por demonstrar através de pesquisas de lingüistas que tratam do tema linguagem a comprovação da teoria inatista. Pois segundo Chomsky o ser humano é capaz de produzir atividades variadas, para o ato de interação com tudo e todos, isso o torna capaz de desenvolver sua própria linguagem.
Tem-se como objetivo geral desta pesquisa definir a linguagem como uma ferramenta de comunicação do ser humano