edificação
DE LÍNGUA INGLESA
Altamira-Pará
Novembro-2012
JUSTIFICATIVA
Sabe-se da dinamicidade da língua e quando nos propomos a estudá-la, somos instigados a procurarmos meios que nos auxiliem para conseguirmos um aprendizado satisfatório; principalmente quando nos dispomos a estudar uma língua estrangeira, que requer um conhecimento mais aprofundado por se tratar de uma língua em que as pessoas têm costumes e culturas diferentes.
Partindo desse pressuposto, procuramos pesquisar sobre estratégias de aprendizagem para auxiliar os alunos no aprendizado de línguas estrangeiras. Esse método servirá de suporte para os alunos que demonstram ter pouca habilidade com a L2.
As estratégias de estudo facilitarão tanto no processo de aprendizagem da língua, bem como, auxiliarão no desenvolvimento cognitivo dos alunos. É importante ressaltar que essa pesquisa também servirá de incentivo a outros professores que queiram buscar novas formas de ajudar seus alunos no processo ensino-aprendizagem; esperamos também que esse estudo possa delinear caminhos que ajudem os alunos de língua estrangeira, para que possam tornar-se aprendizes mais sucedidos.
OBJETIVO GERAL
Pesquisar sobre estratégias de aprendizagem que possam auxiliar os alunos de língua estrangeira a desenvolverem seu aprendizado, bem como, ajudá-los no seu objetivo que é aprender e ganhar proficiência na língua estrangeira.
OBJETIVO ESPECÍFICO
• Coletar informações através de relatos individuais (redação) e através de questionários;
• Analisar os relatos para aprimoramento da pesquisa;
• Fazer uma abordagem sobre as estratégias utilizadas e apontar a melhor maneira que auxiliará na formação do aprendiz.
REFERENCIAL TEÓRICO
Para o autor, os alunos buscam estratégias que melhor possa auxiliá-los na compreensão e aprendizagem da língua.
Segundo Cohen et ali (1996),
Estratégias de aprendizagem e de uso da língua