Saude Coletiva
INTRODUÇÃO
As emoções, dependendo da cultura em que se esteja inserido, ela é tida como algo indigno, impróprio ou até mesmo desprezível. Eliminar a emoção era, ou ainda é para alguns, sinal de civilidade. Para alguns homens, eliminar as emoções traz um significado de masculinidade, do ser macho, pois segundo o ditado e o ensinado por muitos pais é que o “homem não chora”.
O comportamento humano deve ser guiado tanto pela razão como pela emoção, pois ênfase demasiada ou exclusiva em um dos dois aspectos gera deformações na personalidade.
Existem centros de treinamentos que tem como objetivo levar o homem a reconhecer, aceitar e expressar suas emoções, um bom exemplo disso são empresas que contratam profissionais da recreação para desenvolver atividades onde possam estar trabalhando estes aspectos.
Como não podemos observar a emoção diretamente, inferimos a sua existência através da observação e mensuração dos comportamentos.
A maioria dos especialistas na área definem as emoções como “complexos estados de excitação de que participa o organismo todo”. O termo emoção também é utilizado para significar os sentimentos e estados afetivos em geral, mas alguns autores preferem atribuir significados diferentes aos termos emoção e sentimento.
Sentimento é o estado afetivo brando de prazer, desprazer ou indiferença em relação as pessoas , objetos ou idéias. Distingue-se das emoções por serem mais brandas e com o envolvimento de elementos intelectuais. Estados emocionais e os estados sentimentais formam a afetividade
EMOÇÃO
INTRODUÇÃO
As emoções são estados internos que não podem ser diretamente observados e medidos.
As emoções aparecem logo depois do nascimento em associação íntima com os motivos, quando com fome os bebês choram e quando satisfeitos apresentam um semblante sereno, satisfeito.
Muitas reações emocionais primitivas funcionam como mensagem e melhoram as chances do bebê sobreviver
As emoções têm