Trabalho feito por luana
NEOCLASSICISMO
MANAUS-AM
2014
ESCOLA ESTADUAL SOLON DE LUCENA
Alunos;
Brenda vieira soares.
Jhonata bezerra
Jackeline pimenta de Souza
Turma; 1° ANO 06
Sala; 17
MANAUS-AM
2014
INTRODUÇÃO
O Neoclassicismo surgiu em meados do século XVIII como uma rejeição ao Rococó e ao Barroco tardio. Os artistas neoclássicos queriam um estilo que conseguisse expressar ideias morais sérias, como, por exemplo, o conceito de justiça honra e patriotismo. Ansiavam por recriar o estilo simples e majestoso da Grécia e da Roma antiga. Alguns obtiveram êxito, mas o movimento padecia de certa falta de vivacidade, um espírito de estreiteza acadêmica. Este momento caracteriza-se principalmente pela revalorização dos valores artísticos gregos e romanos, provavelmente estimulada pelas escavações e descobertas que estavam sendo realizadas no período nos sítios arqueológicos de Pompeu, Herculano e Atenas. Os heróis gregos e a simplicidade da arte eram alguns aspectos extremamente admirados dessas civilizações.
Características Gerais do Neoclassicismo
O neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco.
Os primeiros sinais do neoclassicismo se fazem notar em vários pontos da Europa nas primeiras décadas do século XVIII, embora desde já se deva advertir que a cronologia dos estilos é sempre muito polêmica, e seus limites, muito imprecisos. O neoclassicismo, como o nome indica, foi um movimento cultural reviva lista, que se voltou para a Antiguidade clássica - a Grécia e a Roma antigas - como a principal referência estética e modelo de vida.