Aula - ABO - RH
As hemácias e o plasma participam da diferenciação dos grupos sanguíneos. As hemácias possuem em sua membrana a aglutinina, que é o antígeno e o plasma que possui aglutinogênio (anticorpo) que reage de acordo com as hemácias.
No sistema ABO, temos nas hemácias, dois tipos de proteínas (antígenos) denominadas: aglutinogênio A e aglutinogênio B, responsáveis pela determinação do grupo sanguíneo de cada individuo, pois cada tipo sanguíneo possui anticorpos contra os antígenos que não estão presentes em sua hemácia.
O fator RH é um complexo de proteínas que podem estar presentes nas membranas das hemácias e determinam o fator positivo ou negativo do sangue.
Objetivo
Caracterizar o glicocálice das hemácias e identificar o tipo sanguíneo de cada um dos alunos envolvidos, baseado nas orientações dadas pelo professor (orientador).
Materiais e método
Três Laminas de vidro;
Lanceta;
Álcool 70%;
Gaze;
Anticorpos: Anti-A, anti B e anti D.
Método
As laminas devem ser identificadas de acordo com o anticorpo que irá receber: Anti A, anti B e anti D.
Deve-se higienizar a ponta do dedo indicador com álcool 70% e logo após pressionar o dedo para que o sangue se concentre e perfurar a ponta do dedo com auxilio de uma lanceta.
Adicionar uma gota de sangue em cada uma das laminas, previamente identificadas e adicionar uma gota do anticorpo correspondente ao identificado na lamina, sem encostar-se ao sangue, para evitar contaminação. Homogeneizar bem, aguardar dois minutos e observar a aglutinação.
Resultados
Após a realização do procedimento experimental no laboratório, caracterizamos o glicocálice das hemácias e identificamos o tipo sanguíneo dos participantes do grupo.
ALUNO 1: Anti A: Não aglutinou - Anti B: Não aglutinou - Anti D: Não aglutinou
Tipo Sanguíneo: O-
ALUNO 2: Anti A: Aglutinou - Anti B: Não aglutinou - Anti D: Aglutinou
Tipo Sanguineo: A+
ALUNO 3: Anti A: Aglutinou - Anti B: Não aglutinou - Anti