Edificaçoes
ATIVIDADE
01º DEFINA FUNDAÇÕES INDIRETAS OU PROFUNDAS. Quando o solo resistente se encontra em profundidades superiores a 3,0 metros, podendo chegar a 20,0 m ou mias é recomendado executar fundações do tipo profundo, cujo dimensionamento e especificação são determinados pelas características das cargas e do solo analisado, constituída de peça estrutural do tipo haste (ou fuste) que resistem predominantemente esforços axiais de compressão.
02º O QUE É ALICERCES E SAPATAS.
São fundações diretas que podem ser executadas em estruturas dos tipos: isolada, continua ou radier (placas). A fundação do tipo isolada é a que suporta apenas a carga de um pilar, podendo ser um bloco (em concreto simples ou ciclópico, com grande altura em relação a base) ou uma sapata (em concreto armado, de pequena altura em relação a base).
Os alicerces na generalidade dos casos são executados de forma contínua, sob a linha de paredes de uma edificação, utilizando-se:
Sistema de alvenaria de tijolos maciços, em bloco simples ou escalonado;
Sistema de pedras argamassadas sobre lastro de concreto simples;
Sistema de alvenaria sobre lajes de concreto armado (sistema misto);
Sistema em concreto ciclópico
As sapatas são estruturas que podem ser executadas de forma isoladas, associadas ou combinadas, continuas sob pilares ou muros.
03º O QUE É UM RADIER E QUAL SUA FINALIDADE.
O Radier é um sistema de fundação que reúne num só elemento de transmissão de carga, um conjunto de pilares. Consiste em uma placa contínua em toda a área da construção com o objetivo de distribuir a carga em toda superfície. Seu uso é indicado para solos fracos e cuja espessura de camada é profunda. Podem ser executados dois sistemas de radier: sistema constituído por laje de concreto (sistema flexível) e sistema de laje e vigas de concreto (sistema rígido).
04º O QUE É ESTACA EM MEIO A FUNDAÇÃO ESTRUTURAL.
05º DEFINA O QUE É ESTACA STRAUSS. É um tipo de fundação que se