TGA - Entendendo Macroeconomia
André Santos – Faculdade Dois de Julho
Teoria Contingencial
A Teoria da Contingência explica que não há nada de absoluto nos princípios gerais da administração.
Os aspectos universais e normativos devem ser substituídos pelo critério de ajuste entre cada organização o seu ambiente e tecnologia.
Análise dos ambientes externo e interno
ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO:
Antecipar oportunidades e ameaças
Buscar o desempenho almejado pelas empresas
Elaborar cenários para a análise de longo prazo
Construir a organização do futuro
Lidar com as mudanças e incertezas
Ambiente de Tarefa
O ambiente de tarefas é aquele mais imediato, no qual uma organização especifica deve operar.
Cliente: pessoas que compram produtos ou serviços de uma organização, e que diferem fortemente em diversas características como educação, idade, renda e estilo de vida, ou mesmo outras organizações.
Concorrentes: organizações concorrentes, com as quais a organização compete por clientes e consumidores e por recursos necessários. Existem dois tipos de competidores: competidores intratipos e intertipos.
Fornecedores: recursos financeiros, energia, equipamentos, serviços e materiais para a produção de produtos ou serviços de êxito no mercado. Fornecedores são organizações que proveem estes recursos, os quais são as suas saídas e as entradas dos compradores.
Entidades Reguladoras: elementos do ambiente das tarefas que tem o poder de controlar, legislar ou influenciar as políticas e praticas das organizações. Existem dois tipos de reguladores: agencias reguladoras: órgãos governamentais, criados para proteger o publico de certas praticas de negócios. Grupos de interesses: união dos próprios membros na tentativa de influenciar as organizações, com objetivo de proteger seus negócios.
Parceiros estratégicos: duas os mais organizações que trabalham juntas sob a forma de Joint Ventures ou outras parcerias, para facilitar a venda, a distribuição e a