Energia Mecanica
2o semestre, 2011 As leis de Newton permitem analisar vários movimentos. Essa análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento que são inacessíveis. Exemplo: qual é a velocidade final de um carrinho na chegada de um percurso de montanha russa? Despreze a resistência do ar e o atrito, e resolva o problema usando as leis de Newton. v =0
Vamos aprender uma técnica muitas vezes mais poderosa (e mais simples) para analisar o movimento. Essa maneira acabou sendo estendida a outras situações, tais como reações químicas, processos geológicos e funções biológicas.
Essa técnica alternativa envolve o conceito de energia, que aparece em várias formas.
O termo energia é tão amplo que é difícil pensar em uma definição concisa.
Tecnicamente, a energia é uma grandeza escalar associada a um estado de um ou mais corpos (sistema). Entretanto, esta definição é excessivamente vaga para ser útil num contexto inicial. Devemos nos restringir a determinadas formas de energia, como a manifestada pelo movimento de um corpo, pela sua posição em relação a outros, pela sua deformação, etc.
Energia é um conceito que vai além da mecânica de Newton e permanece útil também na mecânica quântica, relatividade, eletromagnetismo, etc.
A conservação da energia total de um sistema isolado é uma lei fundamental da natureza.
Importância do conceito de energia:
• Processos geológicos
• Balanço energético no planeta Terra
• Reações químicas
• Funções biológicas (maquinas nanoscópicas)
ADP ATP ( energia armazenada) ATP ADP ( energia liberada)
• Balanço energético no corpo humano Energia cinética e trabalho A energia cinética K é a energia associada ao estado de movimento de um objeto. A energia cinética K de um objeto de massa m, movendo-se com velocidade v (muito menor que a velocidade da luz) é: