Edema agudo pulmonar
Curso Técnico de enfermagem
Wagner Pinto
Cintia A. da S. Pinto
Alessandra Menezes
Marcela Lopes
Priscila Ribeiro
Edema Agudo do Pulmão
Rio de janeiro
2012
Wagner Pinto
Cintia A. da S. Pinto
Alessandra Menezes
Marcela Lopes
Priscila Ribeiro
Edema Agudo do Pulmão
SENAC - Unidade Bonsucesso
Curso técnico de enfermagem
Orientadora: Profª Luciana
Rio de janeiro
2012
Sumário
Introdução, definição, sinais e sintomas 5
Diagnóstico,tratamento 6
Complicações 7
Cuidados de enfermagem 8
Conclusão 9
Anexo e Referências 10
Edema Agudo de Pulmão
Introdução
Edema pulmonar agudo constitui emergência clínica e motivo freqüente de internação hospitalar. O paciente apresenta-se extremamente dispnéico, cianótico e agitado, evoluindo com rápida deterioração para torpor, depressão respiratória e, eventualmente, apnéia com parada cardíaca. De diagnóstico essencialmente clínico, é fundamental, portanto, que o socorrista esteja habilitado a reconhecer e iniciar o tratamento de tão grave entidade.
Definição
O edema agudo de pulmão é uma síndrome clínica que caracteriza uma emergência médica, caracterizada por um acúmulo anormal de líquidos no interstício e nos alvéolos pulmonares. O que causa muito sofrimento e sensação de morte eminente. As trocas gasosas no pulmão ocorrem entre os capilares pulmonares e os alvéolos. No edema agudo de pulmão, ocorre um acumulo anormal de liquido nos pulmões, por um aumento da pressão sanguínea nesses capilares (hipertensão venocapilar pulmonar), acarretando um deslocamento de liquido do sangue, para o intersticio, e depois para os alvéolos pulmonares.
No edema agudo de pulmão o paciente se afoga com seu próprio sangue.
Um estreitamento da válvula mitral (estenose mitral) pode levar a uma congestão pulmonar e ao EAP, no entanto, a causa mais comum do EAP é a disfunção do ventrículo