ED RES MAT
Estruturas hipostáticas são aquelas em que o número de reações é inferior ao de equações da estática, estas estruturas são portanto instáveis.
2 – C
O valor de B equivale o valor que a reação deve ter o mesmo no mínimo o valordo peso concentrado ou seja, 6 KN.
3 - C
Apoio estrutural que impede todos os movimentos de rotação e translação .
4 – B
Essa alternativa é a correta, pois as estruturas que apresentam além do número de apoios são chamadas hiperestáticas, quando elas apresentam o numero suficiente de apoios para se manterem equilibradas são chamadas de isostáticas, e quando apresentam o numero insuficiente de apoios são chamadas hipostáticas.
5- D
Essa é a alternativa correta porque a soma das ações é igual a soma das reações para que uma estrutura esteja em equilíbrio.
6- B
Porque esse apoio é um vínculo duplo, apoio fixo que impede dois movimentos, normalmente permitindo apenas o de rotação.
7- D Estrutura Isostática: possui vínculos estritamente necessários para garantir a sua total imobilidade. Estrutura Hiperestática: possui vínculos superabundantes para garantir a sua total imobilidade. São aquelas em que o número de reações é superior ao de equações da estática, sendo portanto, essas equações, somente, insuficientes para a determinação das reações.
8- C o valor da força cortante é constante. E a força P tende a cortar a viga na seção “x” no sentido horário.
9 - C
Devido as vigas retilíneas que estão contidas no plano em que é aplicado o carregamento o valor da reação de apoio não foi alterado com a variação do tamanho da barra.
10 - A Pois não temos o valor para A, B ou C, assim ocasionando os valores nulos para os diagramas.
11 D
Ao realizar os cálculos e desenhar o gráfico se verificar o crescimento em parabólica na barra, do ponto A ao B.
12 C
RVA1=10kn RVA2=20kn somando os dois temos o valor de 30kn, que é o valor da reação vertical no engastamento.
13 B p=3 P=