ED IV 2014
Leia o texto a seguir: A escrita não pode ser tida como representação da fala. Em parte porque a escrita não consegue reproduzir muitos dos fenômenos da oralidade, tais como a prosódia, a gestualidade, os movimentos do corpo e dos olhos, entre outros. Ela apresenta, ainda, elementos significativos próprios, ausentes na fala, tais como o tamanho e o tipo de letras, cores e formatos, sinais de pontuação e elementos pictóricos, que operam como gestos, mímica e prosódia graficamente representados. (MARCUSCHI, L. A. – Da fala para a escrita: atividades de retextualização) Considerando o que o texto afirma sobre as modalidades oral e escrita da língua, pode-se afirmar que: a. os elementos da oralidade são representados pela fala. Não é esta b. a escrita não é uma representação da fala. c. a escrita apresenta gestos e mímicas. d. a fala não apresenta gestualidade. e. a escrita não considera os sinais de pontuação.
Pergunta 2
a. Trata-se de um texto expositivo. b. Trata-se de um texto opinativo Não é esta c. Trata-se de um texto descritivo. d. Trata-se de um texto narrativo. e. Trata-se de um texto injuntivo.
Pergunta 3 Correta Assinale a alternativa em desacordo com a correta grafia do porquê: a. “Foi difícil a situação porque passei.” ** b. “Fiz aquilo porque quis.” c. “Por que ele não está aqui?” d. “Ele não veio por quê?” e. “Não entendo o porquê da reclamação.”
Pergunta 4 Correta Leia com atenção as alternativas e assinale a incorreta: a. A linguagem verbal é aquela que utiliza palavras. b. A dança é um exemplo de linguagem não verbal. c. A fala e a escrita apresentam diferentes formas de organização de ideias. d. Em placas de trânsito encontram-se apenas elementos não verbais. ** e. A pintura