Ed fisica
INTRODUÇÃO: ESPORTE ENQUANTO FENÔMENO SÓCIO - CULTURAL
O esporte é um fenômeno sociocultural com diferentes formas de manifestação de acordo com o sentido e a modalidade da prática. O sentido se define pelo objetivo e significado que os participantes dão à atividade, diferencia-se em esporte de alto rendimento (profissional) e atividade de lazer (amador e heterogêneo). A modalidade esportiva é caracterizada por regras e formas de competição específicas. Concluiu-se que o esporte é um fenômeno heterogêneo e em constante transformação, transmitindo valores de acordo com suas formas de manifestação, o que indica a necessidade de adequação do seu sentido ao ambiente social em que se insere.
DESENVOLVIMENTO
COMO PROCEDEU O FENÔMENO DE ESPORTIVIZAÇÂO NA ESCOLA BRASILEIRA
A Educação Física tem o movimento como um meio e um fim para atingir seu objetivo dentro do contexto escolar. O movimento pode ser entendido como uma atividade que se manifesta através do jogo, do esporte, da dança ou da ginástica.
Porém, a escola escolheu o ensino do esporte praticamente como única estratégia de ensino (Gueriero e Araújo, 2004). É fácil de perceber essa afirmação, basta fazer uma visita a alguma escola no horário de Educação Física, mesmo que ela não tenha estrutura necessária para isso.
Segundo Soares (1996), o Esporte torna-se prática na Educação Física a partir da ditadura militar no Brasil. E, apesar da Educação Física ter um monte de objetivos, como o desenvolvimento do sentimento de grupo, cooperação, etc.O objetivo da escola é a aprendizagem do esporte, ficando a ginástica e a corrida, por exemplo, como simples aquecimento. A expressão, a criação e a comunicação ficaram em segundo plano e foram substituídos pelo ensino do esporte (Gueriero e Araújo, 2004).
De acordo com Gueriero e Araújo (2004), a Educação Física escolar tende a apresentar uma esportivização de suas aulas em algumas