ED FISICA
Os recursos ergogênicos são substâncias ou artifícios utilizados com o objetivo de melhorar o desempenho esportivo e a recuperação após o exercício. A palavra ergogênico é derivada das palavras gregas: ergo (trabalho) e gen (produção).
Com isso, o intuito da utilização de ergogênicos é aumentar o desempenho através da intensificação da potência física, da força mental ou do limite mecânico e, dessa forma, prevenir ou retardar o início da fadiga.
Para melhor entendimento, esse é um recurso que facilita a forma de realizar ou facilitar mais trabalhos. Assim, é possível realizar um trabalho mais rápido e com um menor consumo de energia. Em nosso cotidiano, esse recurso está presente quando abrimos uma lata de leite condensado ou uma garrafa de vinho com o uso de um abridor e saca rolhas, por exemplo.
Já no meio esportivo o recurso ergogênico está presente na forma de melhorar o desempenho atlético, com o aumento da potência física, da vantagem mecânica e da força mental. Um exemplo é os tênis, antes eles tinham a função apenas de amortecer, hoje existem modelos para corrida, tênis para handbol, basquete, golfe, caminhada e outros. Eles têm a função também de dar equilíbrio para tipos de pisadas, evitando assim, problemas futuros de lesões e dores.
Essas substâncias artificiais, ou ergogénicas tem a função de melhorar o rendimento desportivo melhorando o controle, a eficiência e a produção energética. Esse recurso tem como propósito o aumento do rendimento através de uma intensificação de potencia física, do limite mecânico ou da força mental, retardando ou prevenindo o inicio da fadiga.
Esses suplementos não são dopantes, eles são importantes para a promoção do desempenho e da saúde. É indicado não somente para os atletas de alta competição, mas também para os amadores. Esse recurso tem o propósito de melhorar o rendimento físico, confira a lista de alguns meios, como:
Mecânicos: roupas que são desenhadas para melhorar o desempenho e também os tênis projetados