ed. fisica
Titulo: Tarefa de montagem do Eixo diferencial Curso: 3° M.A
Nome: Jizreel Pinheiro Bernardes Mendes Data: 26/02/2015
Instituição: SENAI de vila Canaã
Introdução: O que é eixo diferencial nada mais é que um conjunto mecânico de engrenagens que tem funções distintas e de extrema importância para a estabilidade e segurança dos veículos.
Objetivo: Montar o Eixo diferencial.
Procedimentos Experimentais: Os materiais utilizados foram Eixo diferencial engrenagens satélites, planetárias e semi-eixos.
Equipamentos: Martelo de (borracha), chaves adequadas, Relógio comparados, mancais falsos para medida.
Desmontagem e montagem
Começamos desmontando a caixa de satélites, onde trabalham as 2 planetárias e os 4 satélites em forjado de precisão. Em seguida retiramos a cruzeta, os planetários e os satélites. Para tirar o eixo, nos sacamos o pino trava e batemos com cuidado para destravar. Tiraramos o pino-trava. Esse componente é descartável, substituímos por um novo. Retiramos as engrenagens. Com atenção ao retirar a peça pois o rolete poderia cair.
Montagem da engrenagem: Na hora de montar as arruelas, colocamos em simetria correta para encaixar o eixo. Obs.: cuidado para não montar o diferencial faltando roletes, para não ter falhas prematuras. Colocamos o novo pino. Este deverá estar abaixo da face da caixa dos satélites. Se o pino ficar acima da especificação poderá raspar em outro componente (caixa suporte) e causar desgastes (limalhas).Montamos a arruela e a planetária de cubo curto. Encaixamos a cruzeta nos satélites e arruelas.Colocamos a planetária de cubo longo e sua arruela. Lembrando que todo o conjunto deverá ser montado oleado. Apliquamos a trava líquida na rosca dos parafusos da caixa dos satélites e fechamos a caixa. Com a caixa de satélites apoiada em uma base limpa, colocamos os pinos- guia para encaixar a coroa.