Ed fisica
Célula Vegetal
1.Introdução
Uma das hortaliças mais cultivadas e antigas do mundo, a cebola é alimento, tempero e remédio. Planta de textura herbácea, ela apresenta folhas cilíndricas, ocas, verdes, macias e aromáticas. Apresenta um bulbo tonificado de tamanho variável, formado por camadas sobrepostas e concêntricas das bainhas das folhas, carnosas e suculentas, que acumulam material de reserva.
Na superfície côncava de cada uma dessas túnicas existe uma epiderme, ou seja, uma película, facilmente destacável e constituída por uma só camada de células
O bulbo é recoberto exteriormente por membranas delgadas e secas, que podem ser amarelas, brancas, marrons ou roxas. O caule verdadeiro está localizado na extremidade inferior do bulbo, e emite raízes fasciculadas e pouco profundas.
Objetivos
A partir do uso do microscópio ótico, o objetivo da aula foi conhecer e identificar algumas estruturas celulares que fazem parte das células de tecido de cebola.
Materiais e Métodos
Tubo de ensaio
Reagente: Azul de Metileno
Cebola
Microscópio ótico
Lâminas
Estilete
Papel toalha
Pinça
Foi retirada camada externa do bulbo da cebola, puxamos com a pinça a camada da cebola retirando uma película fina. Colocou na película de vidro e pingou azul de metileno em cima e visualizamos o material no microscópio, analisando a estrutura.
Resultados e discussão
Após retirar a camada externa do bulbo da cebola a observamos com o microscópio diferentes componentes celulares como: o núcleo, uma estrutura central, onde armazena informações hereditárias presentes em todas as células. Nas células eucariontes o núcleo é chamado realmente de núcleo, enquanto nas células procariontes, este é chamado de nucleóide e a parede celular uma estrutura