Ed Fisica
Nas últimas décadas, o conceito de saúde tem sido ampliado paraPromoção de Saúde, que enfatiza a importância do desenvolvimento comunitário nas questões da saúde individual e coletiva. Nessa atual definição, há duas grandes perspectivas de atuação: de um lado,atividades individualizadas focando os estilos de vida e concentrando-se em componentes educativos relacionados aos riscos comportamentais modificáveis. Por outro lado, atividades voltadas ao coletivo pormeio de políticas públicas e de ambientes favoráveis ao desenvolvimento da saúde.
Efeitos fisiológicos agudos imediatos:
Também conhecidoscomo respostas, são aqueles que acontecem em associação direta à sessão de exercício. Os efeitos agudos imediatos são os que ocorrem nos períodos per e pós-imediato do exercício e podem serexemplificados pelos aumentos de freqüência cardíaca (FC), ventilação pulmonar e sudorese, habitualmente associados ao esforço.
Efeitos fisiológicos agudos tardios:
São os efeitos fisiológicos observadosao longo das primeiras 24 horas que se seguem a uma sessão de exercícios e podem ser exemplificados como na discreta redução dos níveis tensionais, especialmente, nos hipertensos, e no aumento donúmero de receptores de insulina nas membranas das células musculares.
Efeitos fisiológicos crônicos:
Também denominados como adaptações, são aqueles que resultam da exposição freqüente e regular àssessões de exercícios, representado os aspectos morfofuncionais que diferem um indivíduo fisicamente treinado, de outro sedentário. Dentre os achados mais comuns dos efeitos crônicos dos exercícios...
TRABALHO DE ED.FISÍCA
TEMA: CORPO SAÚDE E BELEZA – EFEITOS FISIOLÓGICOS
MORFOLÓGICOS E PSICOSSOCIAIS DO TREINAMENTO FÍSICO
ÍNDICE
INTRODUCÃO
EFEITOS FISIOLÓGICOSEFEITOS MORFOLÓGICOS
PSICOSSOCIAIS DO TREINAMENTO FÍSICO
CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA