ed fisica
Origem
O basquetebol (popularmente conhecido como basquete) surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA).
História
Devido à impossibilidade da prática de exercícios físicos no inverno longo e rigoroso de Massachussets , as atividades ficavam restritas a longas e maçantes aulas de ginástica no ginásio, que não estimulava nem um pouco os alunos. A solução encontrada pelo diretor do Springfield College, o colégio internacional da ACM, foi convocar Naismith, na época com 30 anos, para criar um jogo que estimulasse os alunos durante o inverno, mas que pudesse ser praticado em áreas abertas no verão, e que não apresentasse violência.
Após várias reuniões com outros professores da região, James pensou em desistir de criar tal jogo. Porém seu espírito de empreendedorismo o impediu de abandonar a criação. Pelo fato de usarem os pés, os alunos poderiam facilmente machucar uns aos outros, gerando a violência que deveria ser evitada. Dessa forma James decidiu que a bola deveria ser ligeiramente maior que uma bola de futebol e conduzida com as mãos
Principais Fundamentos Tecnicos
Controle de corpo
Caracteriza-se pela capacidade de realizar movimentos e gestos específicos do basquetebol exigidos pela dinâmica do jogo:
– Corridas para frente, trás e laterais
– Corrida com mudança de direção
– Fintas
– Giros
– Paradas bruscas: Interrupção do deslocamento para dificultar a ação da defesa
Manejo de bola
Capacidade de manusear a bola em diversas situações de jogo. O professor deve criar oportunidades e incentivar as diversas possibilidades de manuseio da bola.
Modo de segurar a bola:
– Ambas as mãos na parte lateral e posterior
– Dedos entreabertos
– Tocando a parte calosa dos dedos
– Cotovelos próximo ao corpo
Drible
Tipos de drible:
Alto ou de velocidade: utilizado para se deslocar em velocidade ou