Ed fisica
* Biografia
Foi numa casa antiga da "Rue de Guise", em Nancy, que nasceu, a 29 de Abril de 1854, um dos maiores matemáticos do nosso tempo - Jules-Henri Poincaré. Provinha de uma família influente. O pai, Léon, era professor de medicina na Universidade de Nancy; a irmã, Aline, casou com o eminente filosofo Émile Boutroux; o primo, Raymond, foi presidente e primeiro ministro de França.
Poincaré era uma criança invulgarmente inteligente. Desde tenra idade foi um apaixonado pela leitura, e a sua memória era tal que podia sempre dizer em que página e em que linha de um livro tinha visto uma ou outra coisa. Aliás, conservou esta preciosa faculdade durante toda a vida.
Mostrou pela primeira vez possuir forte pendor para a matemática aos 15 anos. Maravilhado, o seu professor de então foi um dia ter com a sua mãe e disse:"Madame, votre fils est un mathématicien." Contudo, em 1871, passou os exames do primeiro grau quase reprovando a matemática, quando se confundiu com uma pergunta simples sobre séries geométricas. Redimiu-se pouco depois ao ganhar o primeiro prémio em matemática nos exames para a Escola de Silvicultura sem ter tirado quaisquer apontamentos nas aulas.
Poincaré foi recebido na École Polytechnique, ninho da matemática francesa. Aí ganhou fama como menino-prodigio da matemática. Lá permaneceu de 1873 até 1875, data em que ingressou na École des Mines. Pensava então tornar-se engenheiro. Contudo, nos tempos livres, fez algumas descobertas no campo das equações diferenciais as quais, três anos depois, apresentou como tese de doutoramento na Universidade de Paris. Deste facto resultou a sua nomeação para professor de "Análise Matemática" em Caen em 1879.
No término da sua estadia em Caen, casou com Mlle Poullain d’Andecy. Desta união nasceram três meninas e um rapaz, vindo este a revelar-se um brilhante aluno da Escola Politécnica. Finalmente, em 1881, fixou-se firmemente na Universidade de Paris, onde reinaria como líder