ed fisica
Aluna: Ana Nº 02
Disciplina: Educação Física
Ginástica Laboral
Em empresas nos mais diversos portes e ramos de atividade, a ginástica laboral é realizada em setores administrativos e linha de produção com a própria roupa ou uniforme de trabalho, já que não provoca sudorese e cansaço físico excessivo, por ser de baixa intensidade. O público alvo abrange desde executivos, gerentes e diretores, até os funcionários administrativos e de produção.
Objetivo:
A Ginástica Laboral começou a ser compreendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho. A Ginástica Laboral não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração, consiste em práticas elaboradas a partir da atividade profissional exercida.
O objetivo da Ginástica Laboral é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que trabalham a reeducação postural, aliviam o estresse, previnam lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), entre outros.
Exercícios à serem praticados:
ESPREGUIÇAR
Articulação: Ombro e cotovelo.
Grupos musculares: Adutores do ombro e flexores do cotovelo (bíceps braquial).
EXTENSÃO PUNHO
Articulação: Punho.
Grupos Musculares: Extensores do punho.
ROTAÇÃO TRONCO
Articulação: Coluna Lombar.
Grupo muscular: Lombares.
ROTAÇÃO DA CABEÇA
Articulação: Coluna cervical.
Grupo muscular: rotadores.
SACI
Articulação: Joelho e tornozelo.
Grupos Musculares: Quadríceps.