ED Economia 6
Competição perfeita: é quando cada empresa age individualmente sem intervenção de outra empresa ou de um consumidor, limitando-se apenas a observar o preço praticado no mercado e a decidir que quantidade deseja vender a determinado preço.
Monopólio: Seria a concorrência imperfeita, por exemplo, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo os preços aos outros que a comercializam.
Oligopólio: Trata-se de uma forma evoluída do monopólio na qual, um grupo de empresas promove o domínio de determinada oferta de produtos e /ou serviços.
8-
Maximização da riqueza do acionista: tomada de decisões em nome dos acionistas da empresa deixando de acordo com os melhores interesses dos mesmos.
Preserva as riquezas dos stakeholders: Uma atenção a eles evitara medidas que passam a ser prejudiciais, ou seja, afetar sua riqueza, transferindo-a a empresa.
Problema de agency e controle da sociedade por Ações: Teoricamente a maioria dos administradores financeiros concorda com o objetivo de maximização da riqueza do proprietário, no entanto, na prática, os administradores financeiros também estão preocupados com sua riqueza pessoal e outras vantagens. Essa postura pode levar a retornos inferiores e a perda de potencial de riqueza para os propietarios e ao problema de agency. Os fatores que podem contribuir para evitar ou minimizar tal problema, são grupos tais como empregados, clientes, fornecedores, credores e outros que possuem um vínculo econômico direto com a empresa.
Ética: Administração Financeira é uma área desafiadora e compensadora, atribuída a responsabilidade de planejar o crescimento e a direção futura de uma empresa.
9-
Trata-se de quando a receita ultrapassa a o custo de oportunidade dos insumos, observando que estes custos incluem o custo de capital próprio que é preencluido por lucros normais, por exemplo, se uma empresa está tendo uma perda econômica (seu lucro econômico é negativo).
10-
Planejamento, avaliação e controle,