Tecido Epit Lial
495 palavras
2 páginas
TECIDOEPITÉLIAL
Há dois tipos básicos de tecidos epiteliais, o tecido epitelial de revestimento (epitélio), que cobre as superfícies externas e internas do corpo, e o tecido epitelial glandular ou de secreção, originado do próprio epitélio, e que vai formar as glândulas. Funções:
Proteção contra a abrasão e agressão.
Absorção de substâncias como fazem, por exemplo, as células intestinais. Secreção de muco, hormônios e outras substâncias.
Sensorial, detectar as sensações através de terminações e corpúsculos do tecido nervoso.
Tecido Epitelial de revestimento
O tecido epitelial de revestimento caracteriza-se por apresentar pequena quantidade de matriz ou substância extracelular, apresentando suas células justapostas, ou seja, bem próximas umas das outras, geralmente ligadas por grande número de desmossomos, que são estruturas proteicas e têm por função aumentar a união entre duas células vizinhas. A nutrição do tecido epitelial é feita por difusão a partir do tecido conjuntivo adjacente pela chamada membrana basal, que se localiza logo abaixo do epitélio, já que este é um tecido avascularizado, ou seja, sem vasos sanguíneos entre suas células. Os epitélios são classificados de acordo com o número de camadas celulares e pela forma de suas células.
TECIDO EPITELIAL GLADULOSO
As células dos tecidos epiteliais gladuloso produzem substâncias chamadas secreção, que podem ser expedidas tanto por meio interno, quanto para o externo. São classificados em Glândulas exócrinas e Glândulas endócrinas. Glândulas exócrinas: São órgãos que produzem substâncias que elaboram um sistema de canal que se abre em substâncias externas e internas. Ex: Mamárias
Glândulas endócrinas: Liberam substâncias direto da corrente sanguínea, pois elas não possuem canais.Ex:
Pâncreas
Simples ou uniestratificado
O tecido epitelial simples é formado por uma única camada de células que ficam repousando sobre a membrana basal. Ele é encontrado, por exemplo, no endotélio (revestimento