O Desenvolvimento Humano
O desenvolvimento humano é sem duvida produto da natureza e do meio ambiente que está inserido, por exemplo, o bebê que desde a gestação recebe carinho e afeto de seus pais será uma criança mais calma. As heranças genéticas também tem seu importante papel pois características do comportamento patológico são influenciáveis geneticamente como alcoolismo, depressão, ansiedade.
Os bebês chegam ao mundo com concepções preexistentes como responder visualmente a movimentos e responder a mudanças de escuro e claro, como também a capacidade de sugar o peito da mãe neste caso adquirido em sua vida intrauterina, essas concepções seriam o ponto de partida para se iniciar a programação genética denominada maturação por Arnold Gesell que começa desde a formação do feto. A mudança do engatinhar para o caminhar é um exemplo de sequencia maturacional quando o individuo esta pronto a mudança é desencadeada, no entanto é necessário provocar o movimento para que ela aconteça.
A carga de características adquiridas geneticamente não esta relacionadas apenas a características físicas, mas também as capacidades cognitivas como a inteligência, entretanto a criança que herda genes de inteligência dos pais provavelmente terá um ambiente rico e estimulador criado pelos pais, além disto, as qualidades que a criança herda podem influenciar a sua relação com as pessoas de seu meio, por exemplo, uma criança com temperamento difícil consequentemente recebera estímulos negativos como menos sorrisos e carinho que uma criança alegre e sorridente, portanto o ambiente pode ser faciliteador e não-facilitador, e a criança pode ser vulnerável ou resiliênte o que ocasiona na interferência do seu desenvolvimento futuro.
Assim o ser humano não é somente o produto de genes herdados, mas também sofre influencia meio em que esta inserido, se o individuo já tem a predisposição genética e vive no meio em que será estimulado para sua