ECZEMA
Eczema, também chamada de dermatite, se refere a qualquer tipo de inflamação da pele. Os eczemas, em geral, iniciam-se pelo aparecimento à superfície da pele, de vermelhidão (eritema) e inchaço (edema) da superfície cutânea. Como conseqüência, pode ocorrer um acúmulo de líquidos em pequenas vesículas. Das vesículas, um líquido seroso é secretado, o que favorece a formação de crosta. Com a progressão do quadro a pele torna-se espessa (liquenificada).
Também conhecida como eczema atópico, é uma doença da pele que atinge principalmente crianças e tende a piorar nos meses do inverno. Pode ocorrer em qualquer idade, mas surge com mais freqüência na infância, atingindo 5 a 10% das crianças. Não é uma doença contagiosa. A coceira e a irritação deixam as crianças mais sensíveis e vulneráveis a adquirir outros tipos de infecção através da pele, prejudicando o seu desenvolvimento físico e psicológico. Além de poder atrapalhar o sono e o rendimento escolar.
A coceira pode começar antes mesmo das lesões cutâneas se manifestarem. O ato de coçar as lesões precisa ser abandonado, já que quanto mais o paciente se coça, mais mediadores inflamatórios são liberados e, com isso, mais pruridos, formando um ciclo vicioso. Além de escoriar a pele, predispondo a infecções secundárias.
Como se adquire
Banhos quentes longos
Clima seco que acentua o ressecamento da pele, tornando-a mais vulnerável ao aparecimento das lesões - com isso, substâncias irritantes do meio ambiente, como poeira, produtos de limpeza, fungos e bactérias penetram mais facilmente, causando vermelhidão e coceira intensas
Estresse – que pode desencadear períodos de piora e não deve ser menosprezado
Maior permanência em ambientes fechados
Certos tipos de alimentos. Se você acha que algum alimento em particular agrava as lesões na pele, retire-o da dieta por algumas semanas. Se a lesão melhorar com a retirada e voltar quando você reintroduzir o alimento, considere a possibilidade da