Ectotermia
“Ensaio reflexivo a partir do texto Termorregulação em Lagartos Brasileiros”
INTRODUÇÃO Um dos mais complexos mecanismos de regulação da temperatura corpórea é encontrado entre os répteis, e nos lagartos, este mecanismo atinge um destacável grau de refinamento em que o comportamento é um fator preponderante.
Ectotermia é a capacidade que muitos seres vivos utilizam para otimizar a sua temperatura corporal, em função do ambiente. Os animais ectotérmicos utilizam fontes de calor que estão fora do organismo, no ambiente, para a termorregulação, portanto o comportamento é o mecanismo termorregulador primário de que dispõem. Devido aos requerimentos térmicos, as atividades de um lagarto por exemplo são limitadas no tempo e no espaço pelas condições ambientais. Uma vez que grande parte dos processos fisiológicos e padrões comportamentais são dependentes da temperatura, parte deste controle envolve mudanças comportamentais ao longo do dia. As trocas de calor com o meio podem ser influenciadas pela regulação do fluxo de calor através da alternância entre sombra e sol, entre micro habitats, e pelo tempo de atividade.
A temperatura corpórea dos lagartos está intimamente relacionada a fatores ambientais e filogenéticos, dentre as variáveis ambientais, as temperaturas do ar e do substrato e a radiação solar direta são as que exercem maiores influências sobre a temperatura corpórea dos lagartos. Durante o dia, a temperatura corpórea dos lagartos tem uma variação pequena, ao passo que a temperatura do ambiente pode variar consideravelmente(Grover, 1996). Muitas espécies que iniciam seu período de atividade mais cedo e permanecem ativos por um longo período de tempo geralmente têm temperaturas mais baixas e com maior variação do que as espécies com menor período de atividade.Temperaturas que o animal aguenta, acima dela o metabolismo acelera e o animal morre por hipertermia, e abaixo dela o metabolismo é insuficiente para conter a perda de calor e