Biologia
Termorregulação é a capacidade de manutenção da temperatura corpórea dentro de certos limites, mesmo quando a temperatura do ambiente é diferente, a atividade metabólica de um animal está ligada à temperatura corpórea do mesmo. Várias estratégias foram desenvolvidas para aperfeiçoar o gasto ou a economia de energia metabólica entre os diferentes estilos de vida animal.
Na termorregulação encontra-se:
Endotérmicos: Que dependem da produção metabólica de calor para manter suas temperaturas corpóreas.
Ectotérmicos: Que utilizam as fontes de calor do ambiente para obter o calor necessário à manutenção de suas funções metabólicas.
Ectotermia
São animais que dependem do calor do ambiente externo para regular a sua temperatura corpóreas, daí aquelas cenas conhecidas dos jacarés tomando banho de sol à beira dos rios do pantanal.
Animais ectotérmicos podem usar diferentes métodos para estabilizar a temperatura corporal, os jacarés, por exemplo, estão na água ao entardecer, pois a temperatura do lado de fora é maior, já na parte da manhã com os primeiros raios de Sol, ele fica fora da água esquentando a temperatura do corpo, curiosamente com a boca aberta, para que haja maior superfície de contato com os raios solares.
Podemos citar alguns exemplos desta forma de controle da temperatura: * As cobras (e lagartos) que tomam banhos de sol sobre pedras. * Os peixes que se colocam a diferentes níveis de profundidade nas colunas de água, de forma a encontrar a temperatura ideal. * Animais, no deserto, que se enterram debaixo da areia durante o dia. * Insetos que esquentam seus músculos de vôo vibrando-os no mesmo lugar.
Vantagem:
Animais ectotérmicos não precisam se alimentar todo dia, são mais adaptados à situações adversas como a falta de água, oxigênio e comida
Desvantagem:
Não podem viver em ambientes com mudanças extremas de temperatura. Métodos para estabilizar a temperatura
Endotermia
A endotermia é a