ecotecnicas gas combustivel
O Gás Natural é o combustível fóssil mais limpo e seu consumo tem aumentado muito nos últimos anos, tanto que o Brasil necessita importar da Bolívia. Seu transporte é feito através do gasoduto Brasil-Bolívia. Além de ser transportado por gasodutos, pode ser transportado por caminhões especiais ou por navios, quando é resfriado para se tornar gás natural liquefeito (GNL).
A procura por gás natural se inicia com os geólogos que localizam os tipos de rocha conhecidas por conter depósitos de óleo e gás. Alguns dos gases produzidos juntamente com o metano, butano e o propano, são separados e purificados em uma planta processadora de gases. Estes subprodutos quando removidos, são aplicados de diversas formas como, por exemplo, o propano pode ser usado para cozinhar em fogões a gás.
O gás natural recebe adição do mecaptano antes da sua distribuição, para que apresente um odor distinto e desagradável funcionando como um dispositivo de segurança para que seja detectado em caso de vazamento.
O gás natural pode ser usado de diversas formas como em residências, para aquecimento de chuveiros, acendimento de fogões, aquecimento de saunas, piscinas, lavadoras e secadoras de roupa, em sistemas de refrigeração, lareiras, aquecedores de ambiente e até para churrasqueiras, sendo normalmente comercializado através de distribuidoras.
Pode ser usado nos veículos (Gás Natural Veicular – GNV) que é um combustível fóssil, como o petróleo, mas que oferece mais vantagens, por exemplo, no custo por quilômetro rodado, sendo mais barato do que o álcool e a gasolina, não provoca resíduos de carbono nas partes internas do motor, aumentando a vida útil e o intervalo de trocas de óleo, possui baixa emissão de nitrogênio, dióxido de carbono e enxofre, ou seja, gera um baixo índice de poluentes atmosféricos. Portanto é considerado uma fonte de energia limpa. Os carros convertidos para o GNV se tornam bicombustíveis.
Já na indústria, o gás natural é utilizado como