ecotecnica
Quando pensamos na implantação da ecotécnica na escola é preciso levar em consideração alguns aspectos, a estrutura física da escola, observando as necessidades e potencialidades. A escola esta cada vez mais presente em nossas vidas, nela, estudantes e seus familiares, professores e outros funcionários interagem durante parte significativa de suas vidas, com isso cada vez mais devemos tornar a escola um espaço educador sustentável que contribuirá com a melhoria da relação de aprendizagem e a vida no meio escolar.
A escola é um espaço privilegiado de informação, construção e produção de conhecimentos, desenvolvimento da criatividade e possibilidades de aprendizagens diversas, onde os professores devem trabalhar na perspectiva de visões cotidianas, exercendo um papel muito importante no processo de construção de conhecimentos dos alunos, na modificação dos valores e condutas ambientais, de forma contextualizada, crítica e responsável (REIGOTA, 1999, p.69).
As escolas sustentáveis conectam as crianças com o mundo real de maneiras inimagináveis. Estimulam-nas a querer aprender para proteger tudo aquilo que amam: os oceanos, as florestas, os pântanos, seus amigos e sua família. Com isso a proposta de ecotécnica deve buscar a saúde das crianças é nutrir o ambiente que as ensina e inspira. E isso é o que as escolas sustentáveis fazem, com isso pode se implantar no meio escolar a coleta seletiva, onde alunos e professores podem utilizar tudo de material orgânico da merenda escolar entre outro matérias, com isso podemos priorizar a compostagem, criação de minhocas e horta na escola. Esta ecotécnica promoverá o trabalho interdisciplinar e toda a produção da horta será usada em prol dos estudantes na merenda escolar, além de também possibilitar mudanças de atitudes na comunidade escolar em geral. mas de forma que o aluno seja um agente transformador levando a experiência da coleta seletiva para sua casa, bairro e comunidade.
HORTA