EXTENSÃO RURAL
CURSO: ENGENHARIA AGRONÔMICA
DISCIPLINA: EXTENSÃO RURAL
EXTENSÃO RURAL
Vitória da Conquista - BA
Agosto de 2013
ECOTÉCNICAS
Ecotécnica é a utilização, prioritariamente, de material e mão de obra disponíveis da região. Não se trata de induzir as pessoas construírem suas edificações na maneira tradicional. Trata-se de apresentar alternativas, aplicando ao processo construtivo, uma combinação de técnicas tradicionais e modernas.
As ecotécnicas são tecnologias alternativas que atendem aos interesses dos produtores, melhorando a sua organização e o seu poder de enfretamento das forças econômicas adversas e melhore o seu padrão de via e segurança econômica, sem destruir a natureza. Onde podemos encontrar essas tecnologias? Primeiro verificando se alguma solução já não foi desenvolvida por algum produtor da região ou se as soluções antigas e esquecidas não resolvem o problema.
As ecotécnicas não provocam a extinção dos materiais nem a contaminação do meio ambiente; permite a participação criativa das pessoas e leva em conta os valores tradicionais da comunidade. Imagine uma comunidade carente, de difícil acesso, onde seja quase impossível a importação de matéria-prima e mão de obra. A aplicação de ecotécnicas nesta comunidade permitirá a criação de um ambiente mais harmonioso para se viver, tornando-a mais independente de outras regiões.
É importante considerar que os materiais e as técnicas sejam utilizados conforme o clima e as características da região.
Esquentar água com energia solar, em vez de utilizar lenha é uma ecotécnica (a energia solar não destrói as florestas); a produção de adobes (blocos semelhante ao tijolo cru, secado ao sol), é outra ecotécnica, porque o material e a matéria-prima provém da mesma região. Usar dejetos para produzir gás e fazer uma bomba puxar água com pedaços de uma bicicleta velha, também são ecotécnicas. A irrigação por meio de energia