instrumentaçao basica
Básica
Sumário
Introdução ............................................................................................ 3Visores de Nível ................................................................................... 3Visores de Vidro Tubular ...................................................................... 3Visores de Vidro Plano ......................................................................... 4Visores de Vidro Bicolores ................................................................... 5Recomendações para instalação e operação ......................................... 5Introdução
A medição de nível, embora tenha conceituação simples, requer por vezes artifícios e técnicas apuradas.
O nível é uma variável importante na indústria não somente para a operação do próprio processo, mas também para fins de cálculo de custo e de inventário. Os sistemas de medição de nível variam em complexidade desde simples visores para leituras locais até indicação remota, registro ou controle automático.
Visores de Nível
Aplica-se nestes instrumentos o princípio dos vasos comunicantes. Um tubo transparente é colocado a partir da base do reservatório até o seu ponto mais alto, permitindo a leitura precisa do nível do líquido, mesmo para altas pressões.
Os visores de nível se destinam exclusivamente à monitoração do nível de líquido ou da interface entre dois líquidos imiscíveis, em vasos, colunas, reatores, tanques, etc. submetidos ou não à pressão.
Os visores são aplicados quase na totalidade dos casos de monitoração local do nível, devido ao seu baixo custo em comparação com outros tipos de instrumentos, a não ser em casos onde a pressão e temperatura sejam excessivas e impeçam a sua utilização.
Devido às suas características construtivas, os visores de nível são de fácil manutenção e construídos de maneira a oferecer segurança na operação.
Visores de Vidro Tubular
Estes visores são normalmente fabricados com tubos de vidro retos com