ecossistemas
Amazônia
A Amazônia representa a área aos maiores ecossistemas brasileiros, Aí está a maior floresta do mundo, que avança sobre outros sete países (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) e a Guiana Francesa, na América do Sul. Equivale a 35% das áreas florestais do planeta. A maior parte da Amazônia é composta de formação vegetal latifoliada (de folhas largas), que apresenta as seguintes características:
- perene: permanentemente verde, nunca perde as folhas.
- heterogênea; constituída de várias espécies.
- densa: fechada.
- higrófíla: várias espécies vivem em ambientes úmidos.
- A maior parte (mais de 7 5%) se encontra em mata de terra firme.
- As demais áreas estão em mata de várzea (pode alagar na época das chuvas) e em mata de igapó (permanentemente alagada).
Esses ecossistemas, que correspondem ao predomínio do clima equatorial úmido, são um dos locais mais chuvosos do planeta. Localizados em relevo de baixas altitudes, apresentam solos com baixos índices de nutrientes. E marcante a presença de rios e grande a biodiversidade, pois todos esses elementos estão diretamente associados e são interdependentes.
As queimadas para abertura de pastos, os desmatamentos para retirada de madeira e a mineração são os principais impactos provocados pela ação humana na Amazônia.
Mata Atlântica
Originalmente estendia-se por toda a faixa costeira; do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, Hoje, segundo as estatísticas mais alarmantes, recobre apenas 7% do território brasileiro. A área original da Mata Atlântica corresponde ao espaço natural que foi mais Devastado pela intensa urbanização e industrialização que ocorreram no Brasil Apresenta-se como uma formação vegetal latifoliada (de folhas largas), correspondendo a uma floresta tropical com as seguintes características: é perene, heterogênea, densa, higrófila e predomina sobre terra firme. Apesar da semelhança com os ecossistemas amazônicos, encontraremos