Projeto de Perfuração de um Poço
ENGENHARIA DE PETRÓLEO
PROJETO DE PERFURAÇÃO DO POCO 3
ARACAJU – SE
ABRIL DE 2013
JANISSON
JOSÉ VALDO
JUDÁ BENHUR
KLEDON RODRIGUES
SÁVIO HENRIQUE
PAULO MACEDO
PROJETO DE PERFURAÇÃO DO POCO 3
Projeto apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Perfuração de Poços, ministrada pela Prof. Rafael no 7° Período do curso Engenharia de petróleo.
ARACAJU – SE
ABRIL DE 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A operação de um poço de petróleo é realizada por sondas de perfuração, onde possuem várias estruturas que em conjunto realizam a atividade de perfuração de poços.
O método rotativo consiste em descer rotacionando uma coluna de perfuração possuindo em sua extremidade uma broca de aço. O efeito combinado do peso sobre a broca e de sua rotação sobre a formação causa a fragmentação da rocha. Com o objetivo principal de trazer para a superfície estes cascalhos gerados, é injetado por dentro da coluna de perfuração um fluido ou lama que passa através da broca e retorna através do espaço anular existente entre a coluna de perfuração e as paredes do poço. À medida que a rocha vai sendo esmerilhada e os cascalhos gerados são retirados, há o aprofundamento do poço.
O peso aplicado sobre a broca é resultante da própria coluna de perfuração, sendo colocados tubos pesados chamados drill collars acima da broca. A rotação pode ser transmitida para a broca através do giro da própria coluna, seja utilizando uma mesa rotativa ou de um equipamento chamado de top drive, ou girando apenas a broca através de um equipamento chamado de motor de fundo.
1.1. DESENHO ESQUEMÁTICO DO POÇO.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. CARACTERÍSTICAS DO POÇO
Como características o poço 3 é perfurado com 3 fases; perfuração da fase 1 com broca de 17 1/2" e fluido de perfuração convencional com retorno do fluido pra o tanque de lama, revestimento de 13 3/8"; fase 2 é perfurada