Ecossistema aquático e terrestre e densidade de populações
- Ecossistema Terrestre,
-Ecossistema Aquático
&
-Densidade de Populações
Ecossistema Terrestre
Todo ambiente natural, como uma floresta, um bosque, um prado ou um simples tronco de árvore, é um Ecossistema Terrestre. Eles apresentam características próprias bem definidas, determinadas pelos fatores físicos e químicos que os caracterizam e pelos seres vivos que povoam o ambiente.
Alguns exemplos de Ecossistemas Terrestres no Brasil:
Amazônia (América Latina)
Mata Atlântica (Litoral brasileiro)
Pantanal (Centro-Oeste)
Matas de Araucárias do Brasil
Ecossistema Aquático
Os Ecossistemas Aquáticos são, em, termos de funcionamento, semelhantes aos Ecossistemas Terrestres, tendo como principal diferença, a porcentagem de água. Sendo assim, algumas características são variáveis, como por exemplo, a fauna (peixes, em particular), a salinidade, a luminosidade, a distância da costa e a profundidade.
Alguns exemplos de Ecossistemas Aquáticos:
Costeiros
Restingas
Manguezais
Sapais
Densidade de populações
É um índice que mede o volume da população em relação a um território. Exemplificando, o número de indivíduos ou a biomassa da população, por unidade de superfície ou de volume.
Um aspecto fundamental para avaliarmos uma população é o conhecimento de sua densidade. Definimos densidade populacional como a relação entre o número de indivíduos de uma determinada espécie e o espaço ocupado que pode ser expresso em área (para espécies terrestres) ou volume (para espécies aquáticas). Por exemplo, em certa lagoa, existem quatro trutas por metro cúbico de água. A densidade populacional nos oferece mais informações do que simplesmente o tamanho de uma população em termos absolutos (número de indivíduos). Podemos dizer que uma área é super povoada quando o número de indivíduos por unidade de área ou volume é grande, ou seja, quando a densidade populacional