museu de arte moderna rj
O MAM se situa em um enorme aterro a beira mar, o aterro do flamengo, que também foi projetado por Reidy, utilizou terra do morro Santo Amaro e conta com um projeto paisagístico de Burle Marx. A área ocupada pelo museu ocupa 40 mil metros quadrados, cercado pelo mar e pelos jardins de Burle Marx.
Afonso Reidy teve a preocupação durante todo o processo do projeto em não influir na paisagem do local, deixando grandes vãos livres do térreo e dando bastante transparência ao edifício. Outra escolha do arquiteto foi a de deixar os materiais em sua forma natural, observa-se o concreto da estrutura, o vidro das grandes janelas, os tijolos das fachadas em alvenaria e o alumínio nos brises das fachadas de grande incidência solar, usando suas cores e texturas de maneiras harmoniosa. http://bdtd.bce.unb.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=6616 Projetado no início da década de 1950, a obra do complexo do MAM iniciou-se em 1955; a escola e o restaurante foram inaugurados em 1957 e o bloco de exposições somente em 1968, quatro anos após o falecimento de Reidy.
O objetivo era não bloquear a paisagem da baía, e por isso a transparência foi uma prioridade. Para alcançá-la, Reidy fundamentou seu projeto na estrutura, elemento que daria a ele as respostas necessárias para os desafios da transparência, permeabilidade visual e flexibilidade interna. Explorou ao máximo um material novo: o concreto protendido, capaz de sustentar as