Ecosistema
Formulada na década de 60 pelo físico, engenheiro e inventor James Lovelock. Segundo ele, os organismos, principalmente os unicelulares, evoluíram junto com o ambiente físico, alterando-o numa sucessão ecológica em grande escala, de modo a permitir o surgimento, na Terra, de formas mais complexas de vida. Assim, as primeiras cianofíceas, surgidas há mais de um bilhão de anos, modificaram a atmosfera, fabricando oxigênio. Só então puderam surgir os animais.
Alguns cientistas postulam que Gaia atua como um superorganimo que reage às agressões ao meio ambiente, por meio de vários mecanismos, procurando manter as condições de existência da vida, mesmo que em prejuízo de uma espécie mais incômoda. Assim, por exemplo, a um calor excessivo mo planeta, provocado pelo efeito estufa, Gaia reagiria aumentando a quantidade de algas que produzem sulfídio dimetil (SDM). Esse gás, ao difundir-se na atmosfera, agiria como um núcleo de condensação das nuvens, iniciando o resfriamento da atmosfera e da Terra, graças às chuvas.
Epinociclo – ambiente terrestre -> o tipo de cobertura vegetal, que determina a fauna existente, sofre influencia do clima, manifestadas em dois aspectos principais, temperatura e precipitação.
Limnociclo – ambiente de água doce
Talassociclo – ambiente marinho
Taiga – Abestos, pinheiros e cedro; é pouca a vegetação rasteira, porque a copa das coníferas forma uma camada que impede a chegada de muita luz ao solo; rápido crescimento, por isso sua madeira é muito explorada para a produção de celulose e para a indústria da construção.
Floresta Temperada - Vegetação densa e organizada em três estratos: dois arbóreos e um arbustivo. Predominância de