Oque faz dos Doutores da Alegria uma ONG?
1. Quais as características e elementos que identificam “Doutores da Alegria” como uma ONG?
2. Quais os maiores desafios percebidos na vida de uma ONG como a do caso estudado?
Os “Doutores da Alegria” é uma Organização Não-Governamental (ONG), porque é uma empresa sem fins lucrativos, ou seja, que visa ajudar e atender as necessidades da sociedade sem cobrar nada em troca. É conhecida por ajudar e entreter crianças em recuperação através do humor e da diversão.
A importância das Organizações Não Governamentais (ONG´s) nos dias atuais é indiscutível. No entanto, muitas delas têm seu poder de ação limitado e até mesmo sua sobrevivência ameaçada pelo fato de não terem despertado para a necessidade de um trabalho de comunicação estratégica.
Entre as dificuldades enfrentadas pelas ONGs estão a falta de professores qualificados.
Em 2002, foi realizado o Diagnóstico da Educação Inclusiva no Ensino Fundamental de Belo Horizonte (MG) e Contagem (MG), que apontou a necessidade de investimento do Núcleo na formação continuada dos professores. Desde então, são promovidos cursos de extensão, especialização e palestras para educadores, com o objetivo de auxiliá-los a refletir sobre as práticas educativas e como encontrar estratégias de ensino-aprendizagem menos excludentes. Entre os desafios então a identificação de fontes de financiamento, elaborar propostas consistentes, captar recursos e gerir as organizações e seus projetos. Elas enfrentam críticas sobre o papel que ocupam na economia e na sociedade, sua relação com o governo e as empresas, seu raio de atuação – isso sem mencionar a questão de apropriação indevida das relações institucionais e dos recursos. Outro grande problema enfrentado pelas ONGs é a sustentabilidade. Em encontro realizado em Campinas para debater essa questão, Jorge Gonzaga de Oliveira, da ONG Aheda, disse que "as dificuldades para captar recursos estão maiores: é preciso aprender a elaborar bons projetos e parcerias, conhecer