Ecosistema
Para definir um layout adequado, será preciso traçar um plano a respeito do espaço disponível, organizando o mobiliário e os equipamentos e observando os espaços para usuários e funcionários de modo que crie um ambiente de trabalho adequado e facilite a movimentação e armazenagem dos livros. Como por exemplo, localizar a área de atendimento mais distante possível da área de leitura, evitando que o barulho interfira nesta área.
Terá que tomar um cuidado com o piso, que tem que ser de fácil manutenção, nivelado para que evite possíveis acidentes.
Para que se tenha um maior controle sobre a localização de cada livro, será utilizada o sistema de estocagem fixa, onde será determinado o conteúdo de cada estante.
Para facilitar a localização das estantes, livros e a reposição dos mesmos serão utilizados os sistemas de codificação alfanumérico e alfabético. O sistema alfabético será utilizado para codificar as estantes, como por exemplo, “ADM” para as estantes com livros de administração, “ECON” para economia etc. Já para os livros serão utilizados o sistema alfanumérico para especificar as áreas de cada curso, como por exemplo, os livros da área de marketing começarão com o número “01”, “ADM 01”.
Para a preparação do inventário, alguns pontos são imprescindíveis:
Deverá ser feita a arrumação das estantes, respeitando um espaço considerável entre elas, para que possa facilitar a movimentação. Os livros serão agrupados por áreas de estudo, o que facilitará o inventário da biblioteca.
Todos as retiradas e devoluções de livros terão que estar sempre registradas, assim como toda renovação ou exclusão, para que no dia do inventário não corra o risco do mesmo não corresponder à realidade.