Ecopedagogia
1. Introdução................................................................................................1
2. Educação e Sustentabilidade................................................................2
3. O texto da carta da Terra........................................................................6
4. Conclusão................................................................................................7
5. Referências Bibliográficas.....................................................................8
Introdução
A questão ambiental tem ocupado cada vez mais espaços na chamada sociedade do conhecimento globalizada. Identificamos o florescer de inúmeras manifestações nos anos 70 do século XIX (crise energética, problemas ambientais), época do denominado milagre econômico brasileiro, quando foram ampliadas as fronteiras agrícolas brasileiras com a implantação de grandes projetos, as construções de rodovias como a transamazônica, a construção de hidroelétricas e o crescente processo de urbanização/ industrialização.
Essa movimentação vai ser mais intensa, nos anos 80, com a reabertura política que possibilita o surgimento de novos movimentos sociais contestatórios e libertários liderados por instituições como a Igreja – Comunidades Eclesiais de Base, Movimento dos Trabalhadores sem Terra – MST, Ecologistas. Nesse contexto, conforme afirma Mendes Sobrinho (1998, 2002) eram bastante enfatizadas as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, com a Educação Científica tendo como objetivo transmitir informações atualizadas e favorecer ao educando vivenciar o método científico.
A sociedade contemporânea tem se mobilizado com o intuito consolidar um conjunto de práticas sociais direcionadas para a valorização de suas relações com a ambiente. São cada vez mais perceptíveis ações voltadas para a formação de recursos humanos, produção de material didático e paradidático com vistas à disseminação da