Economia
COORDENAÇÃO DO CURSO DE DIREITO
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA
Barra do Garças – MT
Março,2013
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA Trabalho elaborado para fins de Avaliação Parcial, na disciplina Economia do Direito, do curso de Direito, sob orientação do Profº Ms.
Barra do Garças – MT
Março,2013
INTRODUÇÃO
As práticas oligopolistas e monopolistas estão intimamente ligadas à evolução do sistema capitalista. O objetivo deste pequeno artigo é evidenciar uma estrutura de mercado e os fundamentos da economia. Além disso, também objetiva-se explanar sobre a lei de antitruste e antidumping e como estes auxiliam a livre-concorrência dentro do capitalismo.
Monopólio
Monopólios são cenários econômicos em que uma empresa só fornece um bem ou serviço insubstituível num dado mercado. Essa empresa (monopolista) tem o poder de ditar os preços no mercado uma vez que não enfrenta concorrência. Nesse cenário, os consumidores são prejudicados, pagando um preço mais elevado do que pagariam caso houvesse concorrência. O monopolista, por sua vez, pode gozar de lucros anormalmente elevados.
Em termos econômicos, os monopólios são prejudiciais ao desenvolvimento saudável dos mercados: não estimulam a inovação e não favorecem a fixação de preços justos. É da responsabilidade dos governos regular a concorrência dos mercados e prevenir a formação de monopólios.
Os monopólios podem ser causados por posições competitivas demasiado fortes. Por exemplo, a Microsoft tem uma presença tão dominante no mercado global dos sistemas operativos com o seu Windows que foi várias vezes acusada (e condenada) de práticas anti-concorrenciais. Várias outras empresas tentaram, sem sucesso, competir com a Microsoft neste tipo de produtos e só com a introdução de sistemas operativos