Economia
Curso: Administração
Turma: ADGER-N-01-A
Professora: Renata Frechiani
Texto: Adam Smith e a fábrica de alfinetes
Questões:
1- Quais são as principais consequências do processo de divisão e especialização do trabalho na fábrica de alfinetes?
R: Houve um ganho na produtividade dos alfineteiros, visto que, o trabalho artesanal, realizado com ferramentas típicas das corporações de oficio, foi sendo substituída por um trabalho mais dividido. O processo garantiu uma produção de maior número se comparado a forma de trabalho individual. O trabalhador adquiriu maior agilidade e habilidade ao manusear os alfinetes, houve um ganho na economia do tempo, além de pensar em soluções como a invenção e o aprimoramento de máquinas que facilitariam o trabalho durante o processo da produção de alfinetes.
2 – Qual a importância da máquina para a fábrica de alfinetes?
R: Multiplicou o rendimento do trabalho e submeteu um aumentou na produção de alfinetes.
3 – Na sua opinião, as panelas de barro produzidas pelas paneleiras de Goiabeiras têm tecnologias? Justifique
R: Sim, pois há uma técnica de um domínio na atividade exercida sobre o barro. Dificilmente alguém que não tenha domínio deste processo saberá fazer uma panela.
4 – Na sua opinião, a divisão e a especialização do trabalho, ainda são importantes para as empresas modernas? Justifique
Sim, é fundamento ter uma organização de trabalho. Cada indivíduo deve fazer para cumprir as atribuições de seu cargo e fazer suas tarefas de maneira mais eficiente e eficaz possível. No entanto, ela não pode ocasionar uma acomodação dos ocupantes dos cargos, cabe as organizações criarem funcionários capazes de, em momentos emergenciais, suprirem a falta de um indivíduo na organização.