Economia
O estudo econômico está composto por duas grandes propostas de estudo, a saber: microeconomia, e macroeconomia. Uma análise sucinta será objeto de nosso estudo a seguir, enquanto as questões macros serão objeto de estudos do item 2(dois) desta apostila.
Antes de abordarmos temas específicos, convém esclarecer alguns aspectos gerais sobre economia e seus conceitos fundamentais.
A economia pode ser definida como sendo o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados. Assim, conceitualmente a economia é uma ciência que estuda a forma pela qual são produzidos, distribuídos e consumidos os bens e serviços destinados a satisfazer as necessidades humanas.
Dito de uma forma simples: significa dizer que a humanidade ao ter a terra como sua hospedeira entendeu que aquilo que o planeta lhe oferecia seria insuficiente para satisfazer suas necessidades. A partir dessa insatisfação o homem procurou desenvolver mecanismos para facilitar as modificações que pretendia fazer. Dentre esses mecanismos destacam-se os fatores ou recursos destinados à produção.
O primeiro fator de produção é o Trabalho, que inicialmente implica na tentativa manual de alteração da natureza no sentido de satisfazer as expectativas do humano. Sob esse aspecto, esse animal humano percebe, desde de logo, que manualmente seria praticamente impossível promover as modificações necessárias à sua lógica de satisfação. Assim, o homem desenvolve instrumentos (ferramentas) para tentar facilitar o processo de modificação. Essas ferramentas recebem o nome de Capital, isto é, é tudo aquilo que será utilizado para dar produtividade à mão-de-obra e, por conseguinte, ao processo de modificação do planeta. Neste item se enquadram máquinas, equipamentos, bem como outras formas de ferramental e que de alguma maneira possam acelerar a produção. Ao longo do tempo, também foram incorporados, nesta